top of page

Águas que contrastam

Ana Laura Corrêa

Jade Fagundes

O ano era 2007 e muita gente cantava e dançava o estourado “Funk do Titanic”, com um trecho que diz “Não precisa procurar, pois é só aqui que existe, melhores DJs, Xambioá Titanic”.

Há quem fique perdido com a letra, especialmente com o trecho acima. Xambioá é um município do norte do Tocantins, banhado pelo rio que leva o mesmo nome do estado.

A música foi criada para divulgar uma boate, chamada Titanic, que fica à beira da praia, em Xambioá.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“O verão já vem chegando”

 

Sim, uma praia. O estado não tem mar, no entanto, o Tocantins tem suas próprias praias. Com guarda-sóis, ambulantes e alguns banhistas na areia. Outros aproveitam a água para se refrescar. Como diz a letra da música, “Os turistas vêm chegando, pode crer que é muita gente, visitando Xambioá, todo ano estão presentes!”.

— Na temporada de verão, de junho a setembro, forma-se uma variedade de ilhas e praias fluviais, com areias brancas e águas calmas. A maioria banhada pelos rios Tocantins e Araguaia, e seus afluentes. Espaços de lazer ao ar livre, as praias são ambientes ideais para a prática de atividades ecoturísticas e de esportes náuticos — informa a Secretaria de Turismo do Estado.

As praias do Tocantins, em geral, contam com estrutura de bares, restaurantes, estacionamento e segurança, ainda de acordo com a Secretaria. Os locais também possuem programação de shows, tal como a Titanic é, e atividades de lazer para toda a família.

“Araguaia é logo ali, Escapole, Araguanã e praia do Murici”

Com cerca de 2.400 quilômetros de extensão, o rio Tocantins é o segundo maior curso d’água totalmente brasileiro, ficando atrás apenas dos cerca de 2.800km do rio São Francisco, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA).

O rio também pode ser chamado de Tocantins-Araguaia, por se encontrar com este segundo entre o Tocantins e Pará, no local conhecido como Praia do Encontro.

À margem direita do Araguaia, no norte do Tocantins, está o município de Araguanã. A cidade é conhecida pela beleza de suas praias e figura entre os mais visitados da região norte do Tocantins durante a temporada, de acordo com o Governo do Estado. Em Araguanã estão outras duas praias citadas em “Titanic”: Escapole e Murici.

 

                                                                 

                                                                    Vista aérea da Praia do Murici, em Xambioá. (Foto: Divulgação)

Silêncio

Araguanã fica a 476 quilômetros de Palmas. Na capital do estado, de acordo com um levantamento divulgado pelo Conselho Regional de Administração do Tocantins, o consumo de água por pessoa é quase o dobro do recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Segundo o levantamento, cada morador da cidade, que fica na região central do estado, gasta, em média, 214 litros de água por dia, quando o máximo deveria ser de 110 litros.

 

Perto dali, a região sudeste do Tocantins concentra 17 municípios que sofrem anualmente com a seca na época da estiagem. Para tentar solucionar o problema, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), desenvolveu o Projeto Barraginhas. Por meio da iniciativa, foram construídas 3.560 minibarragens nas 17 cidades.

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                         Uma das minibarragens construídas pela Semarh na região sudeste. (Foto: Divulgação)

 

 

Para essa região, não há música famosa. Até mesmo o som da chuva raramente é ouvido. O sudeste é a região semiárida de menor índice de precipitação de chuvas no estado, com 400 milímetros por ano. São os contrastes das águas no Tocantins.

thumbnail.jpg
thumbnail (1).jpg
bottom of page