Goiás,o paraíso das águas
Camila Almeida,Cássia Xavier e Maira Lima
“Viajando pelo Brasil, fui rever o meu Goiás, deparei com as riquezas e belezas naturais”.
Com 6,9 milhões de habitantes, Goiás é o estado mais populoso da Região Centro-oeste, no estado também percorrem os três rios responsáveis pelas principais bacias hidrográficas, Bacia do São Francisco, Bacia do Tocantins e Bacia do Rio Paraná. Os principais rios do estado são: Aporé, Paranaíba, Araguaia, Corumbá, Maranhão, São Marcos, Paranã e Claro. Composto por um clima tropical e a sua vegetação voltada para o cerrado com muitos planaltos, chapadas, vales e depressões.
Na cidade Campo alegre de Goiás, que fica a cerca de 260 km da capital Goiânia, mora a dona Delci Fonseca. Em entrevista, ela nos contou que na cidade possuem nascentes e que uma grande preocupação é a preservação dessas nascentes principalmente em época de plantio em lavouras que são consideravelmente próximas as essas nascentes, pois, durante esse período são utilizadas grandes quantidades de produtos tóxicos que podem acabar afetando o local onde fluem as águas dos grandes rios.
imagem google.com
Podemos também encontrar nesse estado que “as belezas e riquezas”, ressaltadas na música da dupla Guilherme e Santiago, estão presente em um dos pontos mais procurados por turistas que desejam um contato direto com a natureza.
Chapada dos Veadeiros: um paraíso no coração do Brasil
Imagem Gustavo Albano
O estado de Goiás é abençoado por sua abundância hídrica. Exemplo disso é a Chapada dos Veadeiros, localizada nos municípios de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás, que é conhecida como berço das águas por contar com mais de 2000 cachoeiras catalogadas. O local é uma reserva de conservação, no qual foi incluída em 2001 a lista de Patrimônio Mundial pela UNESCO.
O parque foi criado em 1961 com o intuito de preservação, já que o local possui uma imensa área de 65.514 hectares que guardam diversas espécies de animais, vegetações únicas, cachoeiras, cânions, rios, além de claro, a maior porção de cerrado contínuo do mundo. Tudo isso se torna fonte de pesquisa científica, educação ambiental, além da visitação pública, que só reafirma o porquê ele é um patrimônio da humanidade.
A chapada dos Veadeiros tem este nome devido ao grande número de veados campeiros que habitam a região. O belo lugar é uma benção natural, nele é abrigado o bioma diversificado que é o Serrado, fazendo da região morada único para diversas espécies. São mais de 50 espécies de fauna considerados raros ou ameaçadas de esticão, além da flora com mais de 1 476 espécies encontradas nessa região.
No coração do Brasil, está a Chapada dos Veadeiros, o paraíso, também considerado como berço das águas é destino certo em roteiros de turistas brasileiros e estrangeiros, devido à variedade de programas para todas as faixas etárias, como: banhos de cachoeiras, de rios, trilhas ecológicas, passeios aos poços, cavernas e mirantes, etc.
Para quem queira visitar um dos principais cartões postais do Brasil, é recomendado o atrativo da Cachoeira de Santa Bárbara no qual é localizada no município de Cavalcante, oferecendo um posso de água azul cristalina, ideal para um mergulho e um dia de descanso.
Outro rio de suma importância para o estado de Goiás é o Rio Meia Ponte que nasce no município de Itauçu, na terra dos Brandões. A bacia do rio apesar de não ser a maior é a mais importante do estado de Goiás, sua área territorial corresponde a 3,6% do estado, onde estão inseridos 36 municípios, e é onde se concentra a maior parte da população goiana.
O Meia Ponte tem uma grande importância histórica para região, o rio teve um papel fundamental para a escolha da nova capital. O rio também abrigou a antiga Usina Jaó, com o intuito de atender a demanda crescente por energia elétrica.
Trata-se de uma região extremamente populosa, com elevada densidade demográfica nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo e Itumbiara. Segundo dados do IBGE, atingindo aproximadamente 3,131 milhões de habitantes (48% do Estado).
Atualmente a bacia hidrográfica sofre com sérios problemas devido a problemas de desmatamento em consequência implantação de atividades agropecuárias e industriais. Uma das causas da poluição nos córregos e rios é devido à infraestrutura e urbanização da região que são comprometidas pela falta de cuidado dos moradores. Hoje restam poucos resquícios da vegetação nativa, que são muito importantes na conservação dos recursos genéticos da fauna e da flora da região e da quantidade e qualidade hídrica.
A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) está realizando projetos para fiscalizar as Áreas de Preservação Permanente (APP’s) do Rio Meia Ponte e seus afluentes com intuito de combater crimes ambientais e diminuir o estado critico que o rio se encontra. A ação vai priorizar áreas mais afetadas, constatadas em levantamentos técnicos via satélite, onde ocorre descarte clandestino de entulho, desmatamento e criação de animais.