Caminhos
das
Águas
'Água que nasce da fonte, serena do mundo e abre um profundo grotão.... Terra, planeta água": esses versos se repetem na música de Guilherme Arantes, lançada na década de 1980, e, ainda hoje, despertam reflexão. Os caminhos que elas fazem na terra, são lembrados, assim como lendas que envolvem nossos rios. Mas, a música também cita as inundações que fazem parte da crise hídrica, tanto quanto as secas. O tema, que deveria ser discutido cotidianamente, tanto para preservar os recursos hídricos que se tem quanto para propor soluções para problemas já conhecidos, é resgatado apenas quando fortes chuvas ou grandes estiagens atingem regiões e trazem transtornos para a população. A água também é lembrada no dia a ela dedicado mundialmente, 22 de março. Mas, fora desses contextos, ela é um assunto pouco pautado.
Mas, para tentar mudar isso e discutir a questão hídrica no Brasil, propusemos esta série especial. Os motivos para falar de água são muitos: podemos citar que 12% das reservas de água doce do mundo estão no Brasil, país que tem bacias de rios fronteiriços em 60% de seu território e que representa 53% dos recursos hídricos na América do Sul . Podemos lembrar também que o desperdício é grande: 36,4%, segundo informações do Departamento de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente. Mas, além de tudo isso, falar de águas é falar de vidas. As histórias e realidades encontradas pelo Brasil afora podem ser conferidas nesta série especial produzida pelo 6º período de Jornalismo da UEMG - Divinópolis - 2º semestre de 2018. Boa leitura.
Daniela Couto (MG9.994JP)
Professora orientadora e jornalista responsável
Título 1
Águas do Brasil
NORTE
O norte do Brasil engloba os estados de Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A floresta tropical da Amazónia, célebre pela sua biodiversidade, abrange a maior parte da região. No estado do Amazonas, a cidade de Manaus encontra-se nas margens do Rio Negro e, por vários quilómetros, a água escura desse rio corre junto à água clara do rio Solimões, no denominado Encontro das Águas. Mais à frente, formam o rio Amazonas.
NORDESTE
É a região brasileira que possui o maior número de estados (nove no total): Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí,
Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em função de suas diferentes características físicas, a região é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, sertão, agreste e zona da mata, tendo níveis muito variados de desenvolvimento humano ao longo de suas zonas geográficas.
CENTRO-OESTE
É formada por três estados: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mais o Distrito Federal, onde se localiza Brasília, a capital do país e a cidade mais populosa da região. Das regiões brasileiras, o Centro-Oeste é a única que faz limite com todas as demais e, ao mesmo tempo, a mais interiorana do país, sendo a única que não possui litoral. A hidrografia do centro-oeste é importante para a manutenção de diversas bacias hidrográficas localizadas nas demais regiões, como o rio Xingu que segue sentido bacia Amazônica.
SUDESTE
O sudeste brasileiro é uma região que engloba os quatro estados vizinhos de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. O Sudeste possui importantes cursos d’água de bacias hidrográficas, como a nascente do rio São Francisco localizada em Minas Gerais, o rio Tietê em São Paulo que deságua na bacia do Paraná, assim como a maior parte do Estado de São Paulo. A bacia do Atlântico Sudeste é a única que integra apenas estados dessa região, que ocorre principalmente nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
SUL
Divide-se em três unidades federativas: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A hidrografia do Sul é importante para a produção da energia elétrica do Brasil, pois na bacia do paraná está instalada a Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo, que se localiza na área de fronteira entre Brasil e Paraguai, se tornando uma usina binacional. Outro caráter de beleza vinda dessa bacia são as Cataratas do Iguaçu, quedas de água com alturas de até 80 metros, no estado do Paraná. Outras bacias que estão na região são as do Uruguai e do Atlântico Sul.
ÁGUA NO BRASIL
Ao todo, o território brasileiro é cortado por 12 regiões hidrográficas que orientam o planejamento e a gestão dos recursos hídricos. São elas: Amazônica, Tocantins Araguaia, Atlântico Nordeste Ocidental, Atlântico Nordeste Oriental, do Paraguai, do Paraná, do Parnaíba, do São Francisco, do Atlântico Leste, do Atlântico Sudeste, Atlântico Sul e do Uruguai. Os redutos de água englobam diferentes unidades da Federação e, algumas vezes, também são divididos com outros países. As áreas estão mapeadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).
ONDE ESTAMOS
UEMG - unidade Divinópolis
Av. Paraná, 3001 - Jardim Belvedere
Curso de Jornalismo - 6ºperíodo/2º semestre de 2018
Disciplinas: Webjornalismo e Núcleo de Jornalismo IV
Profª orientadora e jornalista responsável: Daniela Martins (MG9.994JP)
E-mail: webjornalismouemg@gmail.com