top of page

 

200 mil pessoas em Alagoas vivem com menos da média de água do que o recomendado pela OMS

 

Lethícia Monteiro Vieira

Em todo Sertão, a média de consumo é de 20 litros d’água por dia; enquanto a média é de 154 litros.

seca-em-alagoas.png
ala.png

Em Alagoas, 38 municípios foram decretados em situação de emergência devido a seca, não há água nem para o consumo básico nas casas.  Os moradores têm adotado medidas extremas para enfrentar uma das piores secas da história: a plantação é regada com a água reaproveitada da lavagem das roupas e os animais estão bebendo da água salgada que restou nos açudes da região.

Eduardo Souza hoje mora em Nova Serrana, MG, mas lembra a situação difícil que vive sua mãe e irmã: visitei elas faz uns dois meses, não tinha água nem pra beber, eu fui ao supermercado e comprei umas garrafinhas de água. Mudei para Nova Serrana para melhorar de vida, a vida lá é muito sofrida.

Cerca de 200 mil pessoas estão sofrendo com a falta d'água, segundo a Defesa Civil.  Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal seria 100 litros de água por dia e por pessoa, mas a média de consumo no sertão é de 20 litros d’água por dia.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu situação de emergência desses 38 municípios de Alagoas por causa da seca. A portaria foi publicada em Agosto no Diário Oficial da União (DOU).

 

Fonte: G1

Seca em Alagoas 

 

Estudo mostra que 30% dos municípios de Alagoas já estão secos

O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), realizou um estudo sobre o atual mapa de monitoramento da cobertura vegetal do Estado de Alagoas, cerca 30% dos municípios já estão secos.

Fonte: Lapis

 

 

 

As mesorregiões do leste alagoano, assim como boa parte do Agreste, continuam verdes, indicando que a cobertura vegetal está saudável, em razão da estação chuvosa.

 

Nordeste foi a região do Brasil que apresentou maior proporção de municípios afetados pelas secas (82,6%), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período de 2013 a 2016, Alagoas foi o 6º estado do Nordeste a registrar maior proporção de municípios atingidos pela seca (77,5%).

bottom of page